![SOWHATAÇO 2024 SOWHATAÇO 2024](https://a5944b1440359ae813d5-820b80a80c76bbc192d7510e691465a8.ssl.cf1.rackcdn.com/GaleriaImagem/174751/sowhataco-2024_sowhatmaurofanhafotografia111220242761_2.jpg)
Muito Além da Vitória: O Poder Transformador do Judô
Compartilhe
"Ah, o esporte! Sempre um mestre na arte de ensinar, educar e moldar seres humanos melhores.
Toda vez que fotografo o judô, sinto que essa modalidade deveria ser uma disciplina obrigatória nas escolas. Em tempos em que nossos filhos têm dificuldades em ouvir um 'não', em tempos marcados por ansiedades e depressões, o esporte se mostra como um dos melhores remédios. E o judô, sem dúvida, é uma das modalidades mais eficazes nesse processo.
Hoje, quebrando o protocolo, em vez de compartilhar fotos de comemorações, decidi destacar momentos de 'tristeza' pela derrota, pois é nesse instante que o verdadeiro aprendizado acontece. Na derrota que são forjados os campões.
Perder nunca é fácil, especialmente para jovens de 13 e 15 anos. No entanto, a vida não é composta apenas de vitórias e 'sins'; na verdade, ao longo da jornada, enfrentamos mais 'nãos' do que 'sins'. Aprender a lidar com a derrota, a reconhecer que o adversário foi superior, é uma lição desafiadora, mas essencial
E no domingo presenciei algo que marcou;
“O cumprimento no final de uma luta de judô é feito com a saudação Rei (礼), que é uma demonstração de respeito e humildade. Para fazer o Rei, o judoca deve curvar-se para a frente a partir da cintura, com as mãos coladas aos lados das coxas, Ou seja, o respeito e benefício mútuo, o respeito que cada judoca mostra ao outro. É respeito pelo seu parceiro de treinamento e respeito por qualquer adversário, não importa qual o nível de habilidade. Ele demonstra apreço e humildade de um judoca para outro judoca que está lhe permitindo ter alguém para praticar”
Porém ao término de uma luta o atleta que perdeu, ficou emocionado \ bravo, e saiu sem fazer o cumprimento, mesmo o seu sensei pedindo para ele fazer, o atleta saiu correndo. Minutos depois, o mesmo sensei com o seu atleta, voltaram ao tatame; ele chamou o seu adversário, o sensei, o arbitro e o atleta que havia saindo correndo, pediu desculpas para todos e fez o devido cumprimento. Isso é forja um vencedor! Diferente do que a sociedade impõe hoje, isso não é se humilhar e sim questão de educação.
Alguns me perguntam: por que fotografar esporte? Casamento do mais dinheiro!! Não é só por dinheiro!!!!!
Sim sou um dos últimos românticos na fotografia!!!